0

1 Jesus para cada Cruz


No dia 21 de dezembro de 2013, foi realizado no distrito Educandário a nossa apresentação de Natal entitulada UM JESUS PARA CADA CRUZ, para este evento mostramos a todos as histórias que foram mudadas por Jesus Cristo, histórias de vidas que tiveram um encontro com o Salvador e nunca mais foram as mesmas.

Nos do MUDE temos a certeza de que você pode se identificar com uma delas e ser impactado pelo amor de Deus.

Neste dia tão especial que estamos vivenciamos podemos apresentar
muita arte e o evangelho sendo proclamado através de apresentações sensacionais.
Confira: tivemos 6 canções sendo interpretadas por cantores locais, um detalhe muito interessante é que todas as canções foram compostas por membros do próprio distrito, isso mesmo! Todas as 6 canções são inéditas e exclusivas para o evento e jamais foram apresentadas em nenhum outro lugar.

Outra atração muito linda será através do teatro, pois teremos 2 peças sendo encenadas no dia, todas sobre temas bíblicos diferentes. Uma falará de arrependimento e a outra da volta de Jesus.

Foi uma noite muito especial de som, luz e muita alegria.
Queremos louvar e glorificar o nome de Jesus e proporcionar a você uma profunda reflexão sobre o que Jesus fez, faz e fará na sua vida.

O evento já aconteceu na nossa igreja,mas você pode conferir ele completo no vídeo abaixo.

Um evento como você jamais viu... você é nosso convidado.

MUDE
0

Alimento para a alma mais alimento para o corpo

EBD especial com almoço para alunos.
No dia 20/10 teremos a EBD com almoço para os alunos. O valor de R$10,00 é para compra do ingresso que começará a ser vendido no dia 06/10 na EBD.
A festividade é apenas para alunos da EBD e não será aberta para toda a igreja.

Ingressos estarão com Augusto Marques e Israel Paiani e estarão disponíveis somente na EBD.
4

Namoro Cristão?

Existem dúvidas com relação ao namoro entre muitos jovens ou até mesmo em pessoas que ainda não se casaram. Com as respostas para perguntas a seguir, vamos tentar esclarecer pela Palavra de Deus, como deve ser esse relacionamento no meio cristão.

A base ética e moral em conjunto com algumas regras estabelecidas pela sociedade serviram como base no século passado. Se a palavra de Deus ensina no Livro de Hebreus 13:08 _"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e será eternamente", devemos atentar que tudo permanece exatamente como Ele ensinou. Não existe uma receita infalível para manter-se longe do pecado a não ser como o escrito no livro dos Salmos 119:11 "Escondi a Tua Palavra no meu coração, para não pecar contra ti". Ter em mente que a Palavra de Deus e seu esforço em obedece-la, serão a única possibilidade para ter um namoro ou relacionamento de sucesso. Então gurizada da geração Y, vamos manter nossos corpos, mente coração irrepreensível diante de Deus.

Como ter um namoro santo?
 
Esse tem sido um dos maiores questionamentos de muitos jovens.

Eles querem um namoro santo, um namoro do qual não tem que se envergonhar, diante de Deus ou dos homens. Mas muitas vezes não sabem como se comportar para que isso aconteça.

A Bíblia nos ensina que "O temor do Senhor, é o principio da sabedoria" Salmos 25: 12. Apesar das palavras "namoro" e "compromisso" não estarem registradas na Bíblia, a mesma nos ensina alguns princípios que os cristãos devem seguir durante o período anterior ao casamento. A primeira coisa que devemos compreender é que devemos nos distanciar da visão corrente no mundo sobre o namoro, pois as diretrizes de Deus contradizem as do mundo. A sociedade nos diz que devemos namorar o quanto quisermos, indo de pessoa em pessoa, o mais que pudermos. Isso não pode acontecer com nossa vida. Não esqueçam que somos o Templo do Espirito Santo.

Um namoro onde à consciência não acusa, o Espírito Santo não convence do pecado porque ele não acontece, o diabo não tem brecha e o mundo, bem…. O mundo não consegue entender, mas respeita e admira. Ou seja, você será um espelho para uma sociedade tão corrompida. Embora para muitos isso pareça tão banal.

Um relacionamento cristão tem que ter como prioridade e característica, a busca de santidade e da vontade do Senhor.

Como evitar os desejos da carne?
 
Ah!!! Os desejos da Carne! Santificação é um processo gradual na vida do crente. À medida que ele vai se aproximando do Senhor, pela leitura e conhecimentos da sua Palavra, pela vida de oração e consagração, ele vai se tornando mais semelhante ao Senhor, até atingir a estatura de varão perfeito como o é Jesus Cristo. A Bíblia nos ensina em "Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne". Gálatas 5:16

Antes de namorar, sejam amigos. A amizade é fundamental para um relacionamento dar certo. Permaneça ‘só amigos’ o máximo de tempo possível! Busquem orientação de Deus antes e durante o namoro. Se vocês não têm vergonha de beijar um ao outro, então porque ter vergonha de orar juntos? Procurem estabelecer limites um com o outro. Respeitem-se durante o relacionamento. E quando sentirem que o sinal vermelho está sendo avançado, recuem imediatamente, a fim de evitar qualquer situação da qual possam se arrepender.

Apenas a mulher deve impor limites ou os dois?
Aí fora, "no mundo" há um paradigma de que a menina ou moça é a responsável pelo fato de muitos meninos ou moços avançarem o sinal vermelho! Isso não é verdade. O fato de o mundo feminino ter atributos que chamem atenção do mundo masculino deve-se ter em mente que o respeito deve ser mútuo. É dever dos dois imporem limites nos carinhos trocados, nas palavras proferidas, nos locais a serem frequentados.

O casal é cristão, mas não segue os preceitos bíblicos. Como ajustar o namoro à luz da Palavra?
Todo o cristão deve ter conhecimento da Palavra de Deus, com relação às consequências do pecado. Se realmente quiserem moldar sua vida conforme a Palavra de Deus, terão que ajustar o relacionamento a fim que Deus possa perdoar e livrar da maldição carnal.

Revejam suas prioridades como servos de Deus. Procurem afastar-se por um tempo a fim de avaliar suas vidas espirituais.

Aproveitem esse tempo para conversar e abrir seus corações. Pelo menos coloquem beijos e abraços em segundo plano e sempre com moderação;

Aprendam a demonstrar carinho com respeito. Palavras doces, pequenas surpresas e programas agradáveis a só podem revelar seu amor pelo outro sem que suas convicções se choquem.

Estabeleçam alvos conjuntos. Façam do namoro o primeiro passo para um casamento. Nem sempre o namoro vai acabar num altar, mas esse deve ser o objetivo principal. Só comece a namorar, com essa intenção, nunca para se divertir ou como passatempo.

O que não posso fazer em um namoro?
O que ferir a moral e ética de acordo com os princípios da Palavra de Deus, não deve ser feito. O jovem deve ter em mente que nossos corpos são templo do Espirito Santo,

Se alguém me pergunta: Qual o maior problema entre os casais de namorados hoje em dia? Eu responderia: A infiltração carnal e mundana no namoro dos nossos jovens.
Vejamos os passos que levam os jovens à prática da fornicação e do adultério no namoro:

CARINHO- CARÍCIAS - PERMISSIVIDADE E DESCONTROLE.
"Será que você pode carregar fogo no colo sem queimar a roupa?". "Será que você pode andar em cima das brasas sem queimar os pés?" (PV. 6.27-28).

Quais lugares frequentar?

Enquanto namorados, frequente a casa de seus pais, praças com amigos, locais turísticos, passeios com amigos (mas que sejam amigos mesmo), pois amigo verdadeiro mostra para o outro os seu erro.

Não façam do namoro ou um do outro prioridade. Enquanto vocês não são casados continuam debaixo do cuidado dos pais, autoridades colocadas por Deus sobre suas Não deem lugar ao diabo (Efésios 4:27). Não fiquem sozinhos em casa, não namorem no escuro. Não façam aquilo que virá a despertar desejos mais íntimos ou sexuais. Só façam um com o outro aquilo que não teriam vergonha de fazer na frente dos outros.

Frequentem lugares com outros amigos. Mas afastem-se de locais impróprios para o cristão. O Salmo 1, deveria ser leitura diária dos jovens cristãos.

Não se isolem. Muita gente, após um namoro desfeito, descobre que não tem mais amigos. Eles foram sumindo aos poucos, enquanto o namoro era auto centralizado.

O namoro só deixa de ser santo se houver sexo?
Não, o namoro não deixa de ser santo só quando há sexo. Toda e qualquer forma de lascívia é pecado, e para quem não sabe, lascívia é: Conduta ultrajante, pensamentos ou atos totalmente imorais que induzem a sexualidade. Para que o relacionamento culmine no ato sexual, o relacionamento já avançou o sinal vermelho muito antes.

Gálatas 5.19-21 - A Bíblia condena a lascívia.

Além, disso:
Infligem ás leis divinas. (1Ts. 4.3.8/ Co. 3.16.)
Interrompe a comunhão com Deus.
Prejudica a comunhão do casal.
A atração física suplanta o amor.
Acarreta risco de contrair doenças venéreas.
Leva a um comportamento sexual vicioso.
Transforma-se em um caminho de fácil experiência extraconjugal.
Desfaz o encanto do relacionamento físico no contexto do casamento.
Faz nascer um ressentimento e corrói o respeito.
Destrói a confiança e suscita o medo de comparação.
Há risco de uma gravidez indesejada.
Mancha a reputação.
Estremece o relacionamento entre país e filhos.

O homem olhar para outra mulher ou vice-versa também traz o pecado para o namoro?
Vamos esclarecer bem essa situação. Se o moço se relaciona com uma moça, gosta realmente dela, tem intenções serias para com ela, ele não terá olhos para outra moça e assim vice-versa.

O coração estará preenchido, completo por alguém, e não haverá necessidade de olhar para outra pessoa com as mesmas intenções.

Mas isso ocorre muito, quando há dúvidas no relacionamento. Enquanto estiverem namorando, o fato de olhar para outra pessoa não será um pecado (se não houver intenções impuras no pensamento, que isso fique bem claro), devido a não haver vínculos diretos no relacionamento.

Mas se estiverem casados e um dos dois olhar para outra pessoa com desejos de tê-la, isso sim, já é adultério, conforme o livro de Mateus "Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela."(Mateus 5.28)

Como saber se a opinião de outras pessoas (como amigos, pessoas não cristãs) está influenciando?
Lembre-se que estamos no mundo, mas não pertencemos a ele. Não se acomodem não se conformem com o que está errado. E sejam felizes! "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimentei qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
Raquel Volino
0

Um coração puro para um espírito reto


Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Salmos 51:10

Boa noite, amigos. Estava há tempos já para escrever este texto mas não tinha surgido ainda “aquela” inspiração; tinha algumas ideias mas nenhuma tão apaixonante ou comovente que conseguisse me tirar do marasmo. Não que eu ache correto, bonito ou mesmo louvável esta minha posição, mas é a infeliz verdade; nem sempre tiramos o tempo necessário para as coisas que devem ser feitas e a preguiça e procrastinação é um mal que nos corrói. Quem nunca deixou aquela louça para lavar depois e o depois tornou a louça um monte quase intransponível? Então atire a primeira pedra.. hehehehehehe. Mas o texto supracitado é de Davi. Ele já estava no meu coração há um tempo incubado, esperando o momento certo de vir a tona; lembro-me que numa ceia o Daniel Marques estava pregando e citou este texto; aquilo ficou dentro de mim, especialmente pelo jogo de palavras. Ontem falaram sobre este texto lá em Viamão e reacendeu-se em mim a curiosidade sobre ele. 
Coração Puro

Gosto do jogo de palavras, mas este me chamou a atenção: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Criar um coração puro e renovar um espírito reto.

Quando Davi escreveu este salmo, o 51, não era um momento bom, definitivamente. Conta a história (II Samuel, caps. 11 e 12) que o rei Davi, grande rei de Israel, de cuja descendência nasceria mais tarde o próprio Jesus, havia acabado de pecar; Israel estava em guerra e Davi resolveu não sair a peleja (preguiça ou procrastinação, talvez?), o que era incomum aos reis na época, uma vez que, via de regra, saiam com seus exércitos a lutar contra os inimigos; Davi, entretanto, não saiu a guerra e ao passear pelo terraço do palácio avistou Bate-Seba, esposa de Urias, um guerreiro dos seus exércitos, se banhando. Ambos tiveram um envolvimento ilícito que lhes rendeu um filho; sabendo disto, Davi chamou Urias da frente de batalha e o incitou a ir até sua casa, intentando assim que ele se deitasse com Bate-Seba e assumisse posteriormente aquele filho como sendo seu. Entretanto, como Urias não aceitou fazer como o rei havia ordenado a ele, Davi enviou-o a maior frente de batalha e deu ordens ao comandante Joabe para que não o protegesse; Urias, então, foi morto pelos inimigos. Que situação, hein? Tomou a mulher de Urias e ainda o enviou para a morte. Como que um homem assim poderia ser um homem segundo o coração de Deus?

Davi era um homem segundo o coração de Deus especialmente pela sua capacidade de arrepender-se e humilhar-se perante Deus após seus erros; Natã foi enviado por Deus a condenar a má prática de Davi e este reconheceu o seu erro e aceitou a correção do Senhor; a pena por seus erros foi que a espada nunca mais apartou-se da sua casa (seus filhos tiveram inúmeras contendas entre si) e a morte daquele filho que tivera com a mulher que amava (sim, ele amava Bate-Seba e a tomou por esposa após a morte de Urias); Davi ainda intercedeu a Deus com jejum e orações, mas Deus manteve sua palavra e retirou a vida daquela criança; Após todo este desenrolar de fatos, Davi lavou-se, se ungiu, trocou de roupas e entrou na casa do Senhor para o adorar; imagino eu que neste momento de profunda dor e contrição ele escreveu este salmo. É lindíssimo, e me chama a atenção: Criar um coração puro e renovar um espírito reto.
 Espírito Reto


Desde que Adão pecou, o homem já nasce com um coração deturpado (com exceção de Jesus, vide Isaías 7:15), inclinado ao mal e impuro. Está enraizado em nós a tendência ao mal; e o que diz a Bíblia sobre isto? Em Provérbios 4:23 fala: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida (em outra versão, as saídas da vida), ou seja, aquilo que fazemos, as decisões que tomamos, nossos atos, tudo isto provém de nosso coração; e se o coração não é bom, como ficam as coisas? Más, bastante más. Ao mesmo tempo, ele fala em espírito reto, ou seja, direcionamento no que formos fazer, a motivação pelo qual fazemos as coisas. Há muitas pessoas no mundo que não seguem a Cristo mas tem uma fibra moral muito forte, buscando sempre fazer o correto; outras têm índole duvidosa e ainda assim são quase irrepreensíveis em seu comportamento; por vezes encontramos pessoas como estar que são mais “cristãs” do que muitos de nós, seguidores confessos de Cristo. O que as condena, então, se elas têm um espírito reto? A motivação pelo qual fazem as coisas: talvez se comportem assim para obter determinados privilégios, ou para encobrirem o que fazem em oculto, ou mesmo agem corretamente para poder acusar os outros de não serem corretos e assim sobressaírem-se perante os demais.

Por isto tudo que Davi já disse: “Deus, CRIA um coração puro”, porque além de termos um coração impuro desde que nascemos, voltado para o mal, para o benefício próprio somente, egoísta e voraz, volta e meia deixamos ele dar uma saída enviesada para nossas vidas, divergente da vontade de Deus. Disse também: “RENOVA em mim um espírito reto”, ou seja, torna a dar-me a vontade de fazer as coisas corretamente não somente porque os outros verão ou porque os outros me condenarão se eu fizer errado, mas sim porque devo fazer o correto pois o correto é o que devo fazer em qualquer circunstância; isto denota também que não posso mudar nada em meu coração, então devo deixar Deus agir nele, pura e simplesmente, criando um coração puro; mas no que tange ao meu espírito, ou seja, aquilo que tenho domínio, devo estar sempre pronto a fazer o que é correto e renovar este pensamento mesmo após cometer algum erro ou pecado; não é porque errei uma vez que vou “me largar nas cordas” e incidir novamente naquele e/ou demais erros.


Bom, por hoje é isto galera. Boa semana, e que Deus CRIE em nós um coração puro e RENOVE um espírito reto.


Samuel Bonette


0

Encontro da Amizade 2013

Deus abençoou a cada um dos irmão e amigos presente na nossa festividade, esperamos por mais de Deus a cada dia.

Nossa festa foi muito linda, com a presença do grupo CRISTO REINA na primeira noite onde podemos ouvir um louvor abençoado por Deus, a cantora Janice e Tais de Alvorada também estavam presente e entoaram hinos de louvor e adoração ao nosso Deus.

A palavra de Deus, calou nos corações de muitos irmão e principalmente para os convidados amigos dos membros de nossa igreja. O preletor Ir Wanderson de Alvorada nos trouxe uma porção da palavra de Deus convidando a todos para aceitar Jesus Cristo como seu salvador.
No domingo contamos com a presença do grupo UMADC de Canoas, além dos talentos da casa, tais como o Coral Louvor ao Criador e GDL (Grupo de Louvor).
Tivemos ainda o teatro Life House 0 Everything Skit que impactou os convidados e irmãos presente em nosso distrito.
Outra coisa muito legal foram os brindes e presentes distribuídos para os amigos convidados da noite.
Agora é continuar a convidar nossos amigos para os próximos cultos e eventos, tendo sempre a certeza de que veremos os frutos do nosso trabalho refletidos em crescimento para o Reino de Deus, Deus abençoe a todos os envolvidos no Encontro da Amizade 2013.
Realmente foi um evento muito especial e nos renova o desejo de querer fazer a cada dia mais e mais para Jesus, pois sabemos que ele é o único digno de toda honra e gloria para sempre.

E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. Joel 2:23

Fui uma benção
0

Peça de páscoa, ficará na nossa história.

No último dia 31/03 fizemos a nossa peça de páscoa no distrito Educandário, foi uma benção e quem esteve presente pode assistir uma encenação muito caprichosa, pois cuidamos dos mínimos detalhes.

Os jovens do MUDE fizeram bonito e representaram em alguns atos algumas das cenas mais importantes da vida de Jesus Cristo.

Tais como:
Traição de Judas, Ceia, Prisão de Cristo, Negação de Pedro, Julgamento de Cristo, Crucificação e Ressurreição. No final um grande coral louvou ao Senhor Jesus em uníssono um louvor que diz: "digno é senhor, sobre o trono está. Cordeiro de Deus morreu por mim, mas ressuscitou".

A igreja estava lotada, e muitas pessoas saíram impactadas pelo Amor de Deus ao reviverem as emoções desta história tão linda que é a páscoa.
Tivemos também a gravação de toda a peça que será vendida inicialmente pelo preço de R$10,00 o DVD e em breve estará disponível.

Na palavra tivemos outra grande surpresa do Senhor que tocou nossos coração usando nosso irmão Ev Fernando Picek para ministrar sobre todos naquele lugar.
Fernando perguntou "quem é Cristo para você?"
Assim ao término tivemos almas se convertendo a Cristo, tocadas pelo Espírito Santo em nossa igreja.

No final em meio a presentes e as devidas honras para os organizadores do evento tocamos um louvor conhecido que diz "porque ele vive, posso crer no amanhã" e despedimos com muita alegria em nossos corações.

Contudo, ficou a certeza de que Deus habita no meio daquela igreja e entre aqueles irmãos, nosso sentimento de amor e comunhão tem sido um diferencial em nossa juventude que faz jus ao nome MUDE: Mocidade Unida do Distrito Educandário.
Fica a sensação de dever cumprido e a certeza de que glorificamos o nome do Senhor Jesus com este evento, e que venham muitas e muitas outras oportunidades de fazermos a obra de Deus, pois sabemos que nada se compara ao que Jesus Cristo fez na cruz, mas ele merece todo o nosso empenho, alegria e satisfação pois é dele, por ele e para ele esta obra.

Faça-nos uma visita.
MUDE

0

Encontro da Amizade 2013

 Esta ficando tudo pronto para o nosso Encontro da Amizade realizado anualmente em nosso distrito.
Confira as atrações já confirmadas para este ano:
- Coral Louvor ao Criador
- Teatro do MUDE
- Grupo de Louvor Local
- UMADC de Canoas
- Preletor Vanderson de Alvorada
e muito mais...


Nos dias 20 e 21 de Abril na Assembleia de Deus do distrito Educandário.
Endereço: Avenida Brasília, Numero 321 Vila Ipiranga - Porto Alegre/RS.

Você é nosso convidado especial, traga um amigo para conhecer Jesus Cristo e não perca mais esta oportunidade de celebrarmos juntos em comunhão o Amor de Deus.

Fique atento as novidades, em breve mais informações aqui em nosso blog.

MUDE
0

Seminário


O pensamento dispensacionalista, uma das raízes da doutrina do movimento pentecostal, encontra-se “fora de moda”, não sendo difícil, até, encontrar, entre os teólogos pentecostais, na atualidade, quem se insurja contra tal pensamento.

No entanto, o dispensacionalismo é uma das molas-mestras do grande e maior avivamento já vivido pela Igreja em toda a sua história, iniciado no começo do século XX, avivamento este que está centrado na expectativa do arrebatamento da Igreja, no retorno de Cristo para buscar a Sua Igreja.

Esta esperança está indelevelmente relacionada com o pensamento sistematizado por John Nelson Darby (1800-1882) e divulgado por Cyrus Ingerson Scofield (1843-1921), mas que não se trata de uma “inovação”, mas de uma correta compreensão das Escrituras que, desde a consolidação do pensamento amilenista, notadamente a partir de Agostinho (354-430), estava abandonada entre os estudiosos da Bíblia Sagrada e da doutrina cristã.

Gostou?
Nos dias 23, 24 e 25 de abril no distrito Educandário com Pr Caramuru Afonso Francisco de São Paulo - SP.
Venha conhecer mais de Deus, entrada franca.

MUDE
0

Parabéns Paulinha

Sim, ela foi a grande vencedora da "promoção caneca MUDE".
O Sorteio foi realizado ao término no culto de jovens do dia 02/03/2013. Daniel Marques Evangelista da Igreja foi convidado para sortear o nome da grande felizarda que ganhou esta caneca exclusiva do MUDE "que não existe em nenhum lugar do mundo" ;)

Ana Paula, o MUDE te da os parabéns pois tínhamos muitas pessoas concorrendo e você teve muita sorte, agora vai poder tocar um delicioso café, e todos os dias lembrar desta galera abençoada do distrito Educandário.

E você, já conhece nossa igreja? Não?
Ta esperando o que para nos fazer uma visitinha?

Venha fazer parte deste grupo abençoado, nossos encontros são todos os sábados das 20:00hrs as 21:30hrs na Assembléia de Deus distrito Educandário.

Que Deus abençoe a todos.

Mude
0

Você Sabia?


_Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem (Juízes 16:19)
_ O nome mais cumprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaías (Isaías 8:3-4)
_ Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais.(Amós 6:5)

_ Jesus entrou em agonia no Getsemani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas. E o faz com a precisão de um clínico.
_ A primeira cirurgia foi realizada por Deus, quando tirou uma costela de Adão. (Gên. 2:21,22
_ A arca de Noé tinha três andares. (Gên. 6:16)
_ Em Gate houve um homem de grande estatura, que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé. (II Samuel 21:20 )
_ O sábio Salomão deixou mais de três mil provérbios.
_O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico
_ O Novo Testamento foi escrito em grego.
_ O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jô. Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto. O último livro da Bíblia a ser escrito foi III São João.
_ A única idade de mulher que se menciona na Bíblia é a de Sara (Gên. 23:1)
_Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão.
_Dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram seus discípulos.
_ Um exército de setecentos canhotos que atiravam com uma pedra numa funda e acertavam um fio de cabelo? Juizes 20:1
_Talento era uma moeda grega que valia o equivalente a cerca dois mil euros.
_ O primeiro "Salmo" encontra-se em II Samuel 1:19-27, uma elegia de Davi em memória de Saul e seu filho Jônatas
 
Raquel Volino
1

A Família Cristã no Século XXI


E ai galera, o nosso irmão Ev Jorge Ribeiro apresentou a todos em primeira mão a nova revista para o próximo trimestre, o tema vai ser de aplicação pessoal e nossas aulas do domingo prometem.

"PROTEGENDO SEU LAR DOS ATAQUES DO INIMIGO"

Comentarista: Pr. Elinaldo Renovato

Lição 1 - Família, Criação de Deus
Lição 2 - O Casamento Bíblico
Lição 3 - As Bases do Casamento Cristão
Lição 4 - A Família Sob Ataque
Lição 5 - Conflitos na Família
Lição 6 - A Infidelidade Conjugal
Lição 7 - O Divórcio
Lição 8 - Educação Cristã, Responsabilidade dos Pais
Lição 9 - A Família e a Sexualidade
Lição 10 - A Necessidade e a Urgência do Culto Doméstico
Lição 11 - A Família e a Escola Dominical
Lição 12 - A Família e a Igreja
Lição 13 - Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor



Mude
0

Nomenclatura ministeriais - parte 3


Apóstolo – esse título parece ser o mais cobiçado em nossos dias. Houve uma avalanche no surgimento de apóstolos tão grande como em nenhum outro momento na história da Igreja. Mas biblicamente e historicamente analisado há muitos equívocos quanto ao chamado e função nessa nomenclatura “apostólica”.
O termo grego ἀπόστολος, (apóstolos) significa enviado. Em se tratando de originalidade literária, o termo usado por Jesus aos escolhidos para a pregação e propagação do Evangelho, denota uma missão para os lugares mais distantes, onde ainda não chegara a mensagem de Salvação – “Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19a).
Os textos mais surpreendentes e reveladores das Escrituras, nos versículos de Atos 15, mostram presbíteros (pastores e bispos) ao lado dos apóstolos, deixando claro que nenhum líder da igreja teve a ousadia de se auto intitular apóstolo, pois sabiam que se tratava de uma nomenclatura exclusiva de Jesus aos doze enviados – “Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos presbíteros, sobre aquela questão”(At 15.2). “E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e presbíteros, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles” (At 15.4). “Congregaram-se, pois, os apóstolos e os presbíteros para considerar este assunto” (At 15.6). “Então pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos” (At 15.22). “E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os presbíteros e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde” (At 15.23). [negritos do autor].
Partindo do relato de Atos, que é o contexto primitivo, para a História da Igreja nos períodos da idade média e moderna, não encontramos nenhum registro de uso do termo apóstolo, a não ser o reconhecimento da Igreja a pessoas que estavam na condição ministerial dos apóstolos de Cristo, quanto a lugares e condições como Willian Carey, Charles Finney, George Whitefield e outros desse nível.
Os apóstolos de Cristo não levantaram novos apóstolos, mas pastores e líderes na igreja.
Mas isso não significa que não podemos usar o termo apóstolo em nossos dias. Basta seguirmos a etimologia da palavra, a função designada e, a contextualização do termo, o que nos trará o resultado do nome Missionário. Ou seja, os verdadeiros apóstolos dos nossos dias são os missionários que estão distantes, enfrentando os desafios de culturas diferentes, passando aflições até mesmo com suas famílias, para que o Evangelho salvador alcance corações longínquos. Considere isso biblicamente correto.


Reverendo – o termo vem do latim reveréndus indicando alguém que deve ser reverenciado. É um tratamento dado as autoridades eclesiásticas de algumas igrejas cristãs históricas.
Já houve muitos debates acerca desse título, pois alguns o consideram um termo equivalente à reverência dada à Deus, o que é puro engano, pois a real etimologia da palavra “reverência” em se tratando da raiz do “reverendo” é “respeito profundo”, “acatamento”, “consideração”. Não se pode confundir reverência com adoração, pois são palavras de significados bem distantes. Temos reverência no culto, mas o culto não é Deus, é para Deus. Temos reverência diante de um tribunal, mas o tribunal não é Deus. Com isso fica claro que a reverência é algo natural tanto para as questões espirituais como humanas.
Mas a grande pergunta é: Pode o ministro ser chamado de Reverendo?
A observância no título de reverendo aplicado aos líderes da igreja, numa visão de respeito e consideração, pode ser melhor explicado tendo com exemplo a interpretação real do termo bíblico “santo” do hebraico Kadosh, utilizado para mostrar um atributo comunicável de Deus.
Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Existem diversas variações para Kadosh: Kadesh significando sagrado, Kidush que significa santificação, ou consagração, as palavrasYom kadosh significando dia Santo e, Kadish que significa santificação. Observe que todas as palavras estão relacionadas à Deus, mas mesmo assim, no Novo Testamento, somos chamados também de “santos”, principalmente nas epístolas, e isso não significa que nos igualamos à Deus, pelo contrário, santos porque somos separados para Ele.
Dessa forma, a palavra Reverendo não indica que alguém deva ser reverenciado ao nível de Deus, mas ser respeitado e considerado na função chamada por Deus.


Diácono – a palavra no grego διάκονος, (diákonos) é "ministro", "servo", "ajudante" e denota uma categoria de obreiro assistencial, cerimonial, preservador, orientador, servidor etc.
Mas se engana quem pensa que a instituição do diaconato está definida em Atos capítulo 6. O vocábulo diakonein nesse texto não é técnico, tratando apenas de “servidores” incumbidos de distribuir os fundos às viúvas necessitadas. Se fossemos partir dessa aplicação do texto concluiríamos que a função dos diáconos seria dentro desse limite, o cuidado com as viúvas.
Os textos que revelam as funções ministeriais dos diáconos estão nas epístolas de Paulo aos Filipenses e a Timóteo: “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos” (Fp 1.1). Atente que logo no verso 1 Paulo revela o contexto ministerial do diaconato, que o coloca na posição de oficial da igreja ao lado do bispo. O texto junto ao contexto histórico revela que os diáconos auxiliavam os pastores em suas funções, sendo importante lembrar que, quando um ministro tinha a necessidade de se ausentar da liderança e pastoreio da congregação, quem assumia a direção era justamente o diácono, que nessa hora era reconhecido pela mesma capacidade.
A carta a Timóteo é mais reveladora ainda, quando Paulo declara e orienta: “Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos”(1 Tm 3.8) “Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos”(vs.10), “O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa”(vs.12).
Usando o texto mais uma vez dentro de seu contexto fiel, podemos resumir que as orientações dadas aos diáconos veem logo após a dos bispos (presbíteros, pastores), concluindo que o diácono tem o mesmo nível de responsabilidade desses, sendo o verdadeiro auxiliar do ministro.
O diaconato é um ministério de verdadeira excelência!


O Cooperador – Você já se perguntou alguma vez por que o apóstolo Paulo ao final de algumas epístolas faz menção dos cooperadores? Pois bem, pasme: os cooperadores eram os cristãos mais capacitados (ministerialmente) para o auxílio em todas as áreas da igreja!
Era comum nos tempos bíblicos a menção de pessoas importantes ao final de uma epístola ou registro relevante. O primeiro exemplo vem da carta aos Romanos, onde o apóstolo além de apresentar uma extensa lista de cooperadores, faz questão de frisar que, ele não escreveu a carta, mas apenas ditou para Tércio, o grande cooperador (Rm 16.22).
Cooperadores ilustres são mencionados com grande destaque: “Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores” (Fl 1.24). “Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus” (Rm 16.3). “As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áquila e Priscila, com a igreja que está em sua casa” (1 Co 16.19).
De fato, os cooperadores que as epístolas mencionam possuíam capacidade maior que muitos dos irmãos, pois eles ajudavam na organização do culto, na abertura de novos trabalhos, na comunicação, na pregação, evangelização, nas viagens, assistência aos obreiros em geral. Eram homens e mulheres com visão muito ampla e espírito de trabalho e cooperação além das expectativas.
O tratamento que vemos hoje com os atuais cooperadores (principalmente nas igrejas pentecostais) está muito fora da realidade bíblica. Precisamos valorizar e reconhecer os trabalhos dos verdadeiros cooperadores.


Conclusão – diante da investigação bíblica aqui exposta, respeitando os princípios e regras da hermenêutica, numa exegese séria e fiel, devemos considerar que alguns líderes que usam nomenclaturas ministeriais não condizentes com a observância das Sagradas Escrituras, desrespeitam os termos estabelecidos por Deus e, ignoram as designações de ordem eclesiais estruturadas pela igreja neotestamentária.
O que nos parece de verdade é uma inversão de significados e termos mal entendidos, onde muitos se esquecem do verdadeiro sentido do chamado para liderar vidas.
O ministro ideal é aquele que, primeiramente, é considerado por seus liderados como o maior dos servos. Os seguidores, de bom grado, concedem, a esses líderes a autoridade para liderá-los, porque vêem nele alguém altruísta e voltado para os demais. Como ministro de Deus, sua tarefa é levar as pessoas a buscarem uma transformação e não apenas formular e impor leis, por meio de um suposto poder espiritual gerado por títulos. Ele realiza uma mudança de cada vez.
O líder percebe que as pessoas são seu único e maior bem na igreja, e executa suas tarefas fortalecido pelo Espírito Santo. Usa o poder do amor para transmitir novos valores.
Desejamos como ovelhas, muito mais líderes guiados pelo Espírito, do que homens movidos por títulos que em muitos casos exalto o próprio ego.

Por Jorge Ribeiro
0

Passeio da Juventude

Pessoal, como todos já devem ter visto, Raquel Volino, Lisy Leonel Fernandes, Ana Paula Almeida Borges, Débora Simões e Lucas Volino, foram vistoriar o Sitio do Vô Rangel. Passamos um dia agradável e constatamos que o local tem uma excelente infra estrutura para receber o M.U.D.E. Muitas atividades para desenvolver. A data para o passeio será dia 03/03/13 a fim de que todos possam se organizar financeiramente. O ônibus terá lugar para 50 pessoas então podemos levar amigos e parentes. O valor de R$ 68,00 já pode ser acertado com a nossa Secretária Lisy. Acredito que será um dia maravilhoso. Então vamos lá!!! Segue a vista da Lagoa que espera a gurizada. O valor cobrado é para a entrada no Parque, lanche da manha, almoço e lanche da tarde. O ônibus nosso Caixa vai pagar (vamos zerar o caixa mas vai vale a pena). No local há uma cantina onde podemos levar R$ para compra de lanches, refri e Picolé. Espero que todos participem e aproveitem a oportunidade de conhecer um espaço maravilhoso!

Por Raquel Volino
0

Nomenclaturas ministeriais - parte 2


O Presbítero – do grego (presbyteros), “ancião” isto é, alguém de idade mais avançada, experiente, tanto é que em algumas versões da Bíblia, descrevem o presbítero desta forma. Em o Novo Testamento, a palavra é usada para identificar alguns dos líderes entre os judeus. No livro de Atos e nas epístolas, os homens que pastoreavam e supervisionavam as igrejas locais foram frequentemente chamados de presbíteros (At 11.30; 14.23; 16.4; 20.17; 21.18; 1 Tm 5.17,19; Tt 1.5; Tg 5.14; 1 Pe 5.1; 2 Jo 1; 3 Jo 1). Necessariamente eram os cristãos mais experientes, maduros da congregação. Usavam seu conhecimento e experiência para servir como modelos e ensinar o povo de Deus.
Nas referencias que apresentamos, interligando as palavras pastor e presbíteros, temos as mesmas pessoas pelo seguinte fato: Os presbíteros foram chamados para pastorear o rebanho de Deus. Isto é, os pastores do Novo Testamento eram os mesmos líderes (presbíteros) que estavam à frente do cuidado da igreja. E mais, recebiam muito bem para isso conforme 1 Tm 5.18 que diz: “Os presbíteros que administram bem a igreja são dignos de dobrados honorários, principalmente os que se dedicam ao ministério da pregação e do ensino”. (Versão King James). Observe que muitos presbíteros que eram de fato os pastores pregavam e ensinavam.

O Bispo – o termo vem do grego, (episkopos) “inspetor”, “superintendente”. Em 1 Pe 2.25, a referência ao Senhor indica uma função além do pastoreio, enquanto pastor. Várias outras passagens usam essa palavra para descrever uma responsabilidade maior do mesmo pastor que foi escolhido para guiar os discípulos de Cristo no seu trabalho na igreja (Fp 1.1; 1 Tm 3.2; Tt 1.7).
Mas o texto de Atos 20 e seus versículos é claríssimo na interligação das pessoas do pastor, presbítero e bispo. No verso 17 Paulo convoca os presbíteros para uma reunião, sendo que no verso 28 ele chama os presbíteros de bispos, encorajando-os ao zelo no pastoreio – “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”.
O que na verdade revela o texto é que Paulo está diante de presbíteros (pastores) que tinham a função de supervisionar (epískopos-bispos) várias igrejas. Sendo assim, pastores, bispos e presbíteros não são três ofícios diferentes, e sim três palavras que descrevem aspectos diferentes dos mesmos homens. Os bispos de hoje devem ser, de acordo com o texto, aqueles que chamamos de presidentes da igreja Sede, que deve estar na condição de uma igreja-mãe com várias congregações.

Por Jorge Ribeiro
1

Nomenclaturas ministeriais - parte 1


Estamos vivendo em uma época de muitas nomenclaturas ministeriais no meio evangélico, alguns líderes de diferentes denominações cristãs, mesmo atuando nas mesmas funções, usam termos e nomes diferentes como apóstolos, pastores, bispos, presbíteros e muitos outros. Infelizmente conseguimos identificar que alguns ministros usam algumas nomenclaturas bíblicas por uma busca de autoridade eclesiástica e um suposto poder espiritual, criando assim uma visível contradição quanto ao real significado do título e dos nomes na Bíblia.
O que pretendemos aqui é expor de forma clara a etimologia de cada título, bem como seu uso prático na Bíblia, interpretando conforme o contexto das Escrituras e comparando-os aos dias atuais. É bem certo que você se impressionará com alguns desses significados devido ao grande equívoco e falta de harmonia bíblica criada por nossos mestres-servos.
Estaremos abordando os significados dos seguintes termos: Pastor, presbítero, bispo, apóstolo, diácono, reverendo, missionário e cooperador.

Pastor, Presbítero e Bispo.
No contexto do Novo Testamento, os termos pastor, presbítero e bispo, incrivelmente descrevem os mesmos servos. Trata-se de líderes atuando em igrejas locais, cuidando do rebanho de Deus, a Igreja de Cristo (At 20.17,28; 1 Pe 5.1-3; Tt 1.5-7). As várias palavras, mesmo diferentes, identificam os mesmos homens, mas é importante entender que cada palavra tem seu próprio significado. Essas variações de sentido ajudam a mostrar aspectos diferentes do trabalho dos ministros que cuidavam de uma congregação.
Para uma compreensão bem definitiva, iremos apresentar os significados desses termos, dentro de uma ordem cronológica de surgimento e uso comum nos tempos bíblicos.

O Pastor – As primeiras vezes que aparecem o termo pastor na Bíblia se referem a alguém cuidando de um rebanho (Gn 13.7,8; Êx 2.17). Mas a partir do registro em 1 Rs 22.17 em diante, o nome é usado como forma figurativa para expressar situações referentes ao cuidado: “Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa”.
O salmista Davi, o mais expressivo pastor de ovelhas das Escrituras também fez uma belíssima comparação: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” (Sl 23.1ss).
Concluímos então que a figura do Pastor no Antigo Testamento não estava ligada à uma autoridade espiritual, visto que nessa esfera se destacavam sacerdotes, profetas e outros levantados pelo Senhor. O pastor de fato era alguém responsável para cuidar do rebanho, que a partir da Antiga Aliança, não eram pessoas e sim animais. Mas o termo figurativo ficou marcado, pois fora dito pelo Senhor até mesmo no Pentateuco (Nm 27.17).
Quando chegamos ao cenário histórico do Novo Testamento vemos os líderes sendo chamados para “pastorear” o rebanho de Deus. E essa nomenclatura passou a ser usada justamente por causa das próprias palavras de Cristo, quando usando a figura de metáfora, disse de Si mesmo: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” (Jo 10.11-14).
Jesus usou a comparação por que sabia muito bem acerca do cuidado do pastor com as ovelhas nos campos. Ser pastor a partir daquele momento, na visão bíblica e neotestamentária, significava cuidar de vidas da mesma forma que Cristo demonstrou no cuidado e ensino no seu ministério na terra. Ele consolou pessoas, guiou, orientou, pregou,
cuidou da alma ferida e alimentou multidões. Foi humilde perdoando, lavando os pés dos discípulos para mostrar exemplo, protegendo e dando a sua vida. Essas são características não apenas dos pastores, mas de qualquer pessoa que tenha a responsabilidade de cuidar do rebanho do Senhor.



Por Ev Jorge Ribeiro
0

Você Sabia?


- O nome Quiriate-Sefer significa “Cidade dos Livros”. (Josué 15.15)
- Havia diferença quanto às exigências da lei em relação ao parto de um menino e uma menina. (Lv 12.2,5 )
- Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo?
R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.

- Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação?
R: Lamentações, Jonas e Naum.
- Qual o menor livro da Bíblia?
R: II João (possui somente 13 versículos).
- Qual o maior livro da Bíblia?
R: Salmos (possui 150 capítulos).                                                                              
- Qual o menor capítulo da Bíblia?
R: Salmo 117 (possui 2 versículos).
- Qual o maior capítulo da Bíblia?
R: Salmo 119 (possui 176 versículos).
- Qual o menor versículo da Bíblia?
R: Jó 3:2 (possui 07 letras).
- Qual o maior versículo da Bíblia?
R: Ester 8:9 (possui 415 caracteres).
- Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 773.693 palavras.
- Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 3.566.480 letras.
- Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui?
R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos.
- Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus?
R: Ester e Cantares de Salomão.
- Gênesis Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas?
R: Lameque. Ada e Zilá. Gênesis 4:19.
- Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado?
R: Jabal. Gênesis 4:20.
- Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta?
R: Jubal. Gênesis 4:21.
- Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo?
R: Melquisedeque. Gênesis 14:18.
- Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia?
R: Sara. Gênesis 23:1.
- Onde lemos na Bíblia de camelos se ajoelhando?
R: Gênesis 24:11.
- Quais os nomes dos filhos de Abraão?
R: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25:2,9.
- Êxodo Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho?
R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2:8,9,10.
- Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue?
R: Moisés. Êxodo 4:24,25.
- Qual o sobrinho que se casou com a sua tia?
R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6:20.
- Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém tornaram-se doces depois?
R: Êxodo 15:23,24,25.
- Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente?
R: Êxodo 21:27.

Por Raquel Volino
7

Promoção Caneca MUDE

Regras Gerais da Promoção:
1° - A caneca será sorteada no culto de jovens do distrito Educandário dia 02/03.
2° - No caso do sorteado não estar presente no dia, o prêmio aguardará a sua retirada em no máximo 6 dias podendo ser sorteado novamente no culto de jovens (sábado) posterior a data do primeiro sorteio.
Ou seja: se o ganhador não retirar o prêmio no sábado do sorteio ou domingo, segunda, terça, quarta, quinta até sexta haverá um novo sorteio no sábado.

3° - Quem não tem cadastro no Facebook também poderá participar da promoção, basta escrever "EU QUERO A CANECA DO MUDE" como comentário abaixo desta postagem da promoção.
Importante:
Se alguém compartilhar a postagem no facebook e ainda postar um comentário no BLOG terá suas chances duplicadas de ganhar o prêmio.
O mesmo nome estará duas vezes no sorteio aumentando assim a chance de ganhar. Também vale ressaltar que a promoção para ser validada deve ter a postagem da FanPage do mude compartilhada no seu mural e não a postagem com as regras gerais do blog no mural usando o botão abaixo de compartilhamento, pois desta forma não teremos controle de nomes dos participantes da promoção. Então fique atendo acesse nossa página no Facebook e compartilhe a promoção.

Aproveite e não fique de fora de mais esta promoção que o MUDE traz para você, esteja presente na data do sorteio dia 02/03/2013 início as 20:00hrs horário de CULTO DE JOVENS do distrito e BOA SORTE!

Venha ser abençoado por Deus neste culto e quem sabe ainda sair com uma exclusiva caneca personalizada do MUDE!












Em caso de dúvidas contate: mudeducandario@gmail.com
0

Passeio da Juventude

Olá Pessoa! Recebi as confirmações de data para o nosso passeio! A escolha fica com vocês.
PV SUL ou Sítio do Vovô Rangel?
Dia 24/02 Valor por pessoa R$ 60,00.
Agora fica na mão de voces decidir para qual lugar ir. Estaremos abrindo vagas para outros distritos irem junto caso não completarmos 50 pessoas.

Por Raquel Volino