
Como ter um namoro santo?
Esse tem sido um dos maiores questionamentos de muitos jovens.
Eles querem um namoro santo, um namoro do qual não tem que se envergonhar, diante de Deus ou dos homens. Mas muitas vezes não sabem como se comportar para que isso aconteça.
A Bíblia nos ensina que "O temor do Senhor, é o principio da sabedoria" Salmos 25: 12. Apesar das palavras "namoro" e "compromisso" não estarem registradas na Bíblia, a mesma nos ensina alguns princípios que os cristãos devem seguir durante o período anterior ao casamento. A primeira coisa que devemos compreender é que devemos nos distanciar da visão corrente no mundo sobre o namoro, pois as diretrizes de Deus contradizem as do mundo. A sociedade nos diz que devemos namorar o quanto quisermos, indo de pessoa em pessoa, o mais que pudermos. Isso não pode acontecer com nossa vida. Não esqueçam que somos o Templo do Espirito Santo.
Um namoro onde à consciência não acusa, o Espírito Santo não convence do pecado porque ele não acontece, o diabo não tem brecha e o mundo, bem…. O mundo não consegue entender, mas respeita e admira. Ou seja, você será um espelho para uma sociedade tão corrompida. Embora para muitos isso pareça tão banal.

Como evitar os desejos da carne?
Ah!!! Os desejos da Carne! Santificação é um processo gradual na vida do crente. À medida que ele vai se aproximando do Senhor, pela leitura e conhecimentos da sua Palavra, pela vida de oração e consagração, ele vai se tornando mais semelhante ao Senhor, até atingir a estatura de varão perfeito como o é Jesus Cristo. A Bíblia nos ensina em "Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne". Gálatas 5:16
Antes de namorar, sejam amigos. A amizade é fundamental para um relacionamento dar certo. Permaneça ‘só amigos’ o máximo de tempo possível! Busquem orientação de Deus antes e durante o namoro. Se vocês não têm vergonha de beijar um ao outro, então porque ter vergonha de orar juntos? Procurem estabelecer limites um com o outro. Respeitem-se durante o relacionamento. E quando sentirem que o sinal vermelho está sendo avançado, recuem imediatamente, a fim de evitar qualquer situação da qual possam se arrepender.
Apenas a mulher deve impor limites ou os dois?
Aí fora, "no mundo" há um paradigma de que a menina ou moça é a responsável pelo fato de muitos meninos ou moços avançarem o sinal vermelho! Isso não é verdade. O fato de o mundo feminino ter atributos que chamem atenção do mundo masculino deve-se ter em mente que o respeito deve ser mútuo. É dever dos dois imporem limites nos carinhos trocados, nas palavras proferidas, nos locais a serem frequentados.
O casal é cristão, mas não segue os preceitos bíblicos. Como ajustar o namoro à luz da Palavra?
Todo o cristão deve ter conhecimento da Palavra de Deus, com relação às consequências do pecado. Se realmente quiserem moldar sua vida conforme a Palavra de Deus, terão que ajustar o relacionamento a fim que Deus possa perdoar e livrar da maldição carnal.
Aproveitem esse tempo para conversar e abrir seus corações. Pelo menos coloquem beijos e abraços em segundo plano e sempre com moderação;
Aprendam a demonstrar carinho com respeito. Palavras doces, pequenas surpresas e programas agradáveis a só podem revelar seu amor pelo outro sem que suas convicções se choquem.
Estabeleçam alvos conjuntos. Façam do namoro o primeiro passo para um casamento. Nem sempre o namoro vai acabar num altar, mas esse deve ser o objetivo principal. Só comece a namorar, com essa intenção, nunca para se divertir ou como passatempo.
O que não posso fazer em um namoro?
O que ferir a moral e ética de acordo com os princípios da Palavra de Deus, não deve ser feito. O jovem deve ter em mente que nossos corpos são templo do Espirito Santo,
Se alguém me pergunta: Qual o maior problema entre os casais de namorados hoje em dia? Eu responderia: A infiltração carnal e mundana no namoro dos nossos jovens.
Vejamos os passos que levam os jovens à prática da fornicação e do adultério no namoro:
CARINHO- CARÍCIAS - PERMISSIVIDADE E DESCONTROLE.
"Será que você pode carregar fogo no colo sem queimar a roupa?". "Será que você pode andar em cima das brasas sem queimar os pés?" (PV. 6.27-28).
Quais lugares frequentar?
Enquanto namorados, frequente a casa de seus pais, praças com amigos, locais turísticos, passeios com amigos (mas que sejam amigos mesmo), pois amigo verdadeiro mostra para o outro os seu erro.
Não façam do namoro ou um do outro prioridade. Enquanto vocês não são casados continuam debaixo do cuidado dos pais, autoridades colocadas por Deus sobre suas Não deem lugar ao diabo (Efésios 4:27). Não fiquem sozinhos em casa, não namorem no escuro. Não façam aquilo que virá a despertar desejos mais íntimos ou sexuais. Só façam um com o outro aquilo que não teriam vergonha de fazer na frente dos outros.
Frequentem lugares com outros amigos. Mas afastem-se de locais impróprios para o cristão. O Salmo 1, deveria ser leitura diária dos jovens cristãos.
Não se isolem. Muita gente, após um namoro desfeito, descobre que não tem mais amigos. Eles foram sumindo aos poucos, enquanto o namoro era auto centralizado.

Não, o namoro não deixa de ser santo só quando há sexo. Toda e qualquer forma de lascívia é pecado, e para quem não sabe, lascívia é: Conduta ultrajante, pensamentos ou atos totalmente imorais que induzem a sexualidade. Para que o relacionamento culmine no ato sexual, o relacionamento já avançou o sinal vermelho muito antes.
Gálatas 5.19-21 - A Bíblia condena a lascívia.
Além, disso:
Infligem ás leis divinas. (1Ts. 4.3.8/ Co. 3.16.)
Interrompe a comunhão com Deus.
Prejudica a comunhão do casal.
A atração física suplanta o amor.
Acarreta risco de contrair doenças venéreas.
Leva a um comportamento sexual vicioso.
Transforma-se em um caminho de fácil experiência extraconjugal.
Desfaz o encanto do relacionamento físico no contexto do casamento.
Faz nascer um ressentimento e corrói o respeito.
Destrói a confiança e suscita o medo de comparação.
Há risco de uma gravidez indesejada.
Mancha a reputação.
Estremece o relacionamento entre país e filhos.
O homem olhar para outra mulher ou vice-versa também traz o pecado para o namoro?
Vamos esclarecer bem essa situação. Se o moço se relaciona com uma moça, gosta realmente dela, tem intenções serias para com ela, ele não terá olhos para outra moça e assim vice-versa.
O coração estará preenchido, completo por alguém, e não haverá necessidade de olhar para outra pessoa com as mesmas intenções.
Mas isso ocorre muito, quando há dúvidas no relacionamento. Enquanto estiverem namorando, o fato de olhar para outra pessoa não será um pecado (se não houver intenções impuras no pensamento, que isso fique bem claro), devido a não haver vínculos diretos no relacionamento.
Mas se estiverem casados e um dos dois olhar para outra pessoa com desejos de tê-la, isso sim, já é adultério, conforme o livro de Mateus "Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela."(Mateus 5.28)
Como saber se a opinião de outras pessoas (como amigos, pessoas não cristãs) está influenciando?
Lembre-se que estamos no mundo, mas não pertencemos a ele. Não se acomodem não se conformem com o que está errado. E sejam felizes! "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimentei qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
Raquel Volino
Muito bom,realmente edificante...e devemos sempre buscar em Deus o melhor pra nossa vida. Se existe dúvida,ore. Você pode até não receber uma resposta imediata de Deus,mas durante o tempo em que vc busca essa resposta,Deus vai ir te fortalecendo e te levando na direção da vontade DEle.
ResponderExcluirConcordo contigo Marquinhos, hoje dou graças a Deus por ter esperado, por não ter ultrapassado os limites. Hoje se Deus abençoe meu relacionamento com a Vanessa é porque sempre nos respeitamos e esperamos.
ExcluirUm casal tem que caminhar desde o inicio do namoro em direção ao casamento, certamente Deus abençoa.
Gostei imenso.
ResponderExcluirMuito bem explicado.
ResponderExcluirNós/eu já errei muito. E também acabo de aprender mais,pra condeguir ensinar aos meus e não só.